Agenda 21
Agricultura familiar
Agricultura orgânica
Agronegócio
Agrotóxicos
Biopirataria
Biossegurança
Cadeia produtiva
Camada de Ozônio
Commodities ambientais
Comunicação Rural
Consumo Sustentável
Desenvolvimento Sustentado
Ecossistemas
Efeito Estufa
El Niño
Educação Ambiental
Jornalismo Ambiental
Jornalismo em Agribusiness
Marketing Rural
Movimento dos Sem Terra
Protecionismo Agrícola
Reciclagem
Reforma Agrária
Marketing Rural

      O Marketing Rural compreende todas as ações desenvolvidas para a venda de produtos e serviços agropecuários e para a fixação de uma imagem positiva das empresas que atuam no Setor.
      Recentemente, o Marketing Rural ganhou grande impulso, tendo em vista a importância crescente do agronegócio em todo o mundo, particularmente no Brasil onde o PIB Agropecuário é elevado, respondendo o Setor por parcela majoritária da balança comercial brasileira.
      As grandes empresas têm praticado, com competência, o Marketing Rural, promovendo ações e atividades junto aos diferentes públicos, através de campanhas publicitárias, eventos (feiras, exposições, dias de campo etc) e um trabalho de assistência e comunicação junto aos produtores rurais.
      No Brasil, temos uma Associação Brasileira de Marketing Rural - a ABMR, que vem realizando um bom trabalho no sentido de agregar a massa crítica e realizar pesquisas de interesse das organizações que atuam nesta área.
      Há restrições, ainda, no entanto, a empresas agroindustriais, particularmente as que não se profissionalizaram, notadamente em seu esforço de comunicação e marketing, porque elas permanecem apegadas a uma visão tradicional, muito discretas e pouco interessadas em compartilhar informações com a sociedade e formadores de opinião.
      O mercado também requer o aumento do número de pesquisas, que contemplem o setor (hábitos de consumo, penetração dos veículos voltados para o produtor rural, pesquisas de recepção etc) e de um planejamento que inclua, no mix de comunicação/marketing, outras atividades que não sejam as convencionais (publicidade na mídia especializada ). Dada a importância do setor do agronegócio, é ainda tímida a oferta de canais de comunicação focadas no agronegócio ( o número de títulos de revistas, o número de suplementos de agribusiness nos jornais, o espaço nas grandes revistas de informação geral, na programação das rádios e das televisões e de veículos especializados, sob a responsabilidade de empresas, institutos de pesquisa e universidades, que tenham esta temática como foco prioritário, é ainda bastante reduzido). Este espaço tende a crescer, a exemplo do que ocorre em outros países.
      Nota-se, porém, um grande avanço na Web, com o surgimento de inúmeros portais e de serviços de noticias, o que deixa entrever um futuro promissor para o Marketing Rural no Brasil.
      O conceito de Marketing Rural deve ser visto no sentido amplo e abarcar não apenas as empresas que produzem insumos ou produtos ou prestam serviços, mas as universidades, os institutos de pesquisa, o sistema financeiro, as cooperativas, as ONGs, as empresas dedicadas à agricultura familiar, as empresas estaduais de pesquisa agropecuária, as secretarias de agricultura e o próprio Ministério, e , inclusive, as publicações da área, que nem sempre conseguem impor-se junto aos potenciais anunciantes.

 
 
Webdesign e hospedagem por @ms public
 
Home